Hoje é Dia: semana traz 25 anos sem Chico Science e o Dia de Iemanjá

Hoje é Dia: semana traz 25 anos sem Chico Science e o Dia de Iemanjá

Entre os últimos dias de janeiro e os primeiros do mês de fevereiro, virão dias para falar sobre o câncer e relembrar acontecimentos que entraram para a história do Brasil – como os 35 anos da Assembleia Nacional Constituinte. A semana também traz os 25 anos da morte do cantor Chico Science, que partiu em 2 de fevereiro de 1997. Também no começo do mês há o dia dedicado à Iemanjá, e os aniversários de personalidades como Neymar e Shakira. 

O eterno mangueboy

Foi no dia 2 de fevereiro, do ano de 1997, que o cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França – mais conhecido como Chico Science – faleceu, com apenas 30 anos, em decorrência de um acidente automobilístico. Iniciador do movimento Mangue Beat, o elétrico Chico Science, com a sua banda Nação Zumbi, tiveram uma grande ascensão em pouco tempo de carreira – fato que os fez participar de turnês mundiais nos anos 1990. 

Com influências musicais bem distintas, o movimento Mangue Beat resgatava ritmos próprios da cultura pernambucana, além de trazer uma forte crítica social. Nesse contexto, após a escrita do manifesto do movimento, em 1991, o reconhecimento da Nação Zumbi e de Chico Science veio primeiramente do exterior, sendo ignorado por grande parte das rádios brasileiras da época por se tratar de uma música “regional”. O memorável disco Da Lama ao Caos, por exemplo, teve repercussão mundial, com prensagens nos Estados Unidos, Europa e Japão. Em 1996, o lançamento do segundo disco, Afrociberdelia, projetou Chico Science & Nação Zumbi definitivamente para o mundo. 

Há cinco anos, O História Hoje trouxe um episódio sobre a trajetória de Chico Science. Ouça:

Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicaram conteúdos especiais sobre Chico Science em 2016, quando o pernambucano completaria 50 anos. A matéria Chico Science: 50 anos, que foi ao ar pela Agência Brasil, e detalha quem foi Francisco de Assis França, sua carreira internacional e como ela influenciou sua última obra em vida: o disco Afrociberdelia (comentada faixa a faixa pelo próprio cantor), além de detalhes do manifesto do movimento Mangue Beat. Ouça ainda, na íntegra, o radiodocumentário 50 anos da Lama ao Caos, produzido pela Rádio Nacional FM:

Rainha do mar

Também nesta quarta, 2 de fevereiro, o Brasil celebra o dia de Iemanjá, a rainha do mar. Iemanjá é um orixá feminino – divindade africana das religiões candomblé e umbanda. O nome, de origem no idioma africano Yorubá, “Yèyé omo ejá”, significa “mãe cujos filhos são como peixes”. É o orixá das águas doces e salgados dos egbá, segundo a tradição iorubá. Os devotos de Iemanjá costumam ofertar à divindade flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas.

Devotos celebraram Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro. O cortejo na capital carioca reuniu centenas de pessoas (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Devotos celebraram Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro. O cortejo na capital carioca reuniu centenas de pessoas (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Devotos celebraram Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro. Foto: – Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

O programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional, falou sobre as deusas iorubás, trazendo histórias de deusas como Iemanjá e Oxum, e como estes mitos revelam o papel da mulher tanto na cultura iorubá quanto na sociedade contemporânea. Ouça:

Dia Mundial do Câncer

No dia 4 de fevereiro, é lembrado o Dia Mundial do Câncer. A data foi instituída em 2000, por iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela tem como intuito educar a população sobre as causas e os efeitos dos diversos tipos de câncer, e alertar os governos de todos os países a praticar ações que buscam o controle de casos da doença, o que evitaria a morte de inúmeras pessoas.

Câncer é um termo utilizado para denominar mais de cem tipos de doenças diferentes. E a causa dessas doenças pode ser resumida na multiplicação pelo corpo de células sem ordenamento, que podem invadir tecidos e órgãos. Nesse contexto, os tumores são criados a partir da violência desse crescimento em uma determinada parte do corpo. O câncer pode ser causado por elementos externos, como substâncias químicas e radiação, ou por fatores internos. O primeiro registro da doença na história humana é datado de 2500 a.C, no Egito antigo.

Assista o episódio do programa Ciência é Tudo, da TV Brasil, que apresenta alguns dos tipos mais comuns no Brasil, além de formas de prevenção e de tratamento:

[embedded content]

O Caminhos da Reportagem, também da TV Brasil, apresentou avanços da oncologia, que revolucionaram a forma de tratar a doença, no programa A virada contra o câncer. Assista: 

[embedded content]

 

35 anos da Assembleia Constituinte

No dia 1º de fevereiro deste ano, completam-se 35 anos da instalação da Assembleia Nacional Constituinte. Ela foi convocada em 1985 pelo então presidente, José Sarney, e inaugurou os trabalhos em 1987, trabalhando ao longo de 20 meses. A Assembleia contou com a participação de 72 senadores e 487 deputados federais, bem como recolheu participações de cidadãos e entidades da sociedade civil para a nova Constituição, que foi promulgada em 5 de outubro de 1988. 

Assista o episódio do interprograma Constituição Cidadã – 30 anos, que foi ao ar na TV Brasil em 2018, relembrando como funcionou a Assembleia Nacional Constituinte:

[embedded content]

 

Dia da Saudade

Já no dia 30 de janeiro, é comemorado o Dia da Saudade. Palavra que é muitas vezes difícil de ser definida – matéria da Agência Brasil conta que mais de 15 mil canções levam a palavra saudade no título. Com a pandemia da covid-19, esse sentimento ganhou um novo significado, já que o distanciamento social impediu o encontro entre muitos. Veja nesta reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil:

[embedded content]

 

Camisa 10

Neste dia 5 de fevereiro, o atleta Neymar da Silva Santos Júnior, ou simplesmente Neymar Jr., faz 30 anos. Conhecido pela sua genialidade com a bola, Neymar despontou ainda muito jovem no Santos e foi vendido ao Barcelona, da Espanha, em 2013, com apenas 21 anos. Desde então, não voltou mais ao futebol brasileiro. Atualmente, ele é o camisa 10 da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain (PSG).  

messi, neymar, brasil, argentina messi, neymar, brasil, argentina

Neymar e seu companheiro de PSG, Messi, carregam as camisas 10 das seleções do Brasil e da Argentina – Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Nascido em Mogi das Cruzes, município de São Paulo, Neymar foi um dos personagens mais marcantes da conquista da medalha de ouro olímpica inédita para o futebol brasileiro em 2016. Além disso, ele faturou pela seleção a Copa das Confederações de 2013, além de diversos títulos pelos três clubes que ele vestiu a camisa.

A transferência de Neymar para o PSG é considerada a maior de todos os tempos. O clube francês desembolsou, em 2017, 222 milhões de euros – mais R$ 800 milhões de reais na cotação da época. 

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022

30

Morte do escritor norte-americano Sidney Schechtel, o Sidney Sheldon (15 anos) – durante sua vida publicou 18 romances – todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. É considerado “o escritor mais traduzido do mundo” pelo Guinness

Dia do Quadrinho Nacional

Dia da Saudade

31

Nascimento do compositor norte-americano Phillip Glass (85 anos) – está entre os compositores mais influentes do final do século XX. A sua música é normalmente chamada de minimalista, embora ele não aprecie esta expressão

O conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca é o primeiro europeu a descobrir as Cataratas do Iguaçu (480 anos)

Dia Mundial do Mágico

1

Lançamento do primeiro disco independente do grupo Tribo de Jah, Regueiros guerreiros, em São Luís (30 anos)

Instalação da Assembleia Nacional Constituinte (35 anos)

Dia do Publicitário

Inauguração do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão (70 anos) – atualmente Aeroporto Antônio Carlos Jobim

Inauguração do Theatro Casino Franco-Brésilien, hoje conhecido como Teatro Carlos Gomes (150 anos)

2

Nascimento da cantora e compositora colombiana Shakira Isabel Mebarak Ripoll (45 anos)

Nascimento do escritor irlandês James Joyce (140 anos) – amplamente considerado um dos maiores escritores do século XX

Morte do do cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França, o Chico Science (25 anos)

Morte da ex-primeira-dama do Brasil Marisa Letícia Lula da Silva (5 anos)

Dia de Iemanjá – também conhecida pelo sincretismo afro-brasileiro com Nossa Senhora dos Navegantes

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre

Dia Mundial das Zonas Úmidas – as zonas úmidas são consideradas um dos ecossistemas mais produtivos do mundo e os mais ameaçados, conforme alerta da ONU

Inauguração da Refinaria de Paulínia (Replan), maior refinaria da Petrobras (50 anos)

3

Dia da Navegação do rio São Francisco

4

Morte do jornalista fluminense Franz Paul Trannin da Matta Heilborn, o Paulo Francis (25 anos)

Morte do jogador de futebol José Carlos Bauer (15 anos) – por conta das suas atuações na Copa do Mundo de 1950, foi apelidado de “O Monstro do Maracanã”. É considerado um dos maiores jogadores da história do São Paulo

Dia Mundial do Câncer

5

Morte do poeta, crítico literário e teatrólogo fluminense Osório Duque-Estrada (95 anos) – compôs a letra do Hino Nacional Brasileiro

Nascimento do jogador de futebol paulista Neymar da Silva Santos Júnior (30 anos)

Dia Nacional da Mamografia

*com supervisão de Nathália Mendes

Fonte: Agencia Brasil

Itatiaia FM

× WhatsApp