Hoje é Dia: Barão do Rio Branco e Tropicália são destaques

Hoje é Dia: Barão do Rio Branco e Tropicália são destaques

O Hoje é Dia da semana de 6 a 12 de fevereiro lembra o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Além disso, marca o aniversário do eterno guitarrista dos Novos Baianos, Pepeu Gomes. Os 110 anos da morte do Barão do Rio Branco também é lembrado, junto com a memória do cofundador da Tropicália, Rogério Duprat.

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Em 7 de fevereiro é lembrado o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas. A data foi instituída pela Lei nº 11.696, de 2008, em memória do falecimento de um nativo guarani que liderou uma revolta contra os portugueses e espanhóis. Sepé Tiaraju foi morto em 1756 por proteger a sua terra dos colonizadores. Ele, ainda hoje, é muito homenageado na região do Rio Grande do Sul, já que, se não fosse pela sua resistência na batalha que ocasionou a sua morte, dificilmente o território deste estado seria anexado ao Brasil.

Raposa Serra do Sol (RR) Raposa Serra do Sol (RR)

Hoje é dia – Raposa Serra do Sol (RR) – Arquivo Agência Brasil

Atualmente, a luta dos povos indígenas consiste na defesa pela demarcação de terras. Nesse contexto, entra a discussão do chamado marco temporal. Esta tese defende que somente as terras que estavam na posse dos indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, poderiam ser utilizadas pelos nativos nos dias de hoje. O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a votar esse processo no ano de 2021.

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, trouxe, em reportagem de 2020, a luta dos povos indígenas em plena pandemia. Confira abaixo.

[embedded content]

Noventa anos de Rogério Duprat

Também no dia 7 de fevereiro, é o aniversário do compositor Rogério Duprat, cofundador do movimento Tropicália. Duprat nasceu em 1932 e teve, inicialmente, uma formação erudita. No entanto, no final dos anos 1960, ele se identificou com o movimento tropicalista, que tinha como intuito romper com qualquer tipo de laço da música erudita e da música popular, além de refletir sobre a finalidade da música brasileira após anos de sucesso da bossa nova. Duprat compôs canções de diversos artistas do movimento, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes. Além disso, no decorrer de sua carreira, o compositor participou de músicas para o cinema e para campanhas publicitárias. Duprat faleceu em 2006, aos 74 anos, em decorrência de um câncer na bexiga.

Ouça o programa Bossa Moderna em homenagem à Tropicália.

Confira abaixo o especial da TV Brasil  Tropicália 50 anos, de 2017. O documentário conta com imagens e entrevistas exclusivas sobre o movimento.

[embedded content]

Barão do Rio Branco

No dia 10 de fevereiro, completam-se 110 anos da morte do diplomata, advogado, historiador e geógrafo fluminense José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Considerado um dos maiores heróis da pátria brasileira, o Barão do Rio Branco foi um dos responsáveis por desenhar o mapa do Brasil da forma como conhecemos hoje, definindo as suas fronteiras. Além disso, ele esteve à frente do Tratado de Petrópolis, que anexou o território do Acre ao Brasil sem a necessidade de qualquer tipo de conflito armado.

O Barão do Rio Branco ocupou o cargo de ministro das Relações Exteriores durante o mandato de três presidentes da República diferentes, desde 1902 até 1912. Os seus feitos o tornarampatrono da diplomacia brasileira. Muito de sua habilidade como diplomata ele herdou de seu pai, Visconde do Rio Branco, que resolvia assuntos diplomáticos junto ao império brasileiro. O Barão do Rio Branco faleceu em 1912, aos 66 anos de idade. 

Confira abaixo o programa da TV Brasil De Lá Pra Cá feito em 2012, na ocasião do centenário da morte do Barão.

[embedded content]

Pepeu Gomes

Pedro Anibal de Oliveira Gomes, mais conhecido como Pepeu Gomes, completa 70 anos de idade no próximo dia 7 de fevereiro. Um dos membros dos Novos Baianos, Pepeu Gomes toca desde pequeno e já foi considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Com influências da música brasileira, do rock psicodélico, da Tropicália e da música norte-americana, Pepeu tocou com diversos artistas, entre eles Gilberto Gil e Gal Costa. Em 2022, Pepeu continua na ativa. Os Novos Baianos se reuniram pela última vez para uma turnê em 2015, que durou até 2018.

Confira abaixo, a partir do minuto 35, o programa Sem Censura da TV Brasil feito em 2011 com a presença de Pepeu Gomes.

[embedded content]

*Com supervisão de Alessandra Esteves

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

6 a 12 de fevereiro de 2022

6

Nascimento do cineasta francês François Truffaut (90 anos)

Morte do artista plástico paulista Candido Portinari (60 anos)

Elizabeth II torna-se a rainha do Reino Unido e de outros reinos da Comunidade de Nações após a morte de seu pai,

7

Nascimento do romancista e crítico britânico Charles Dickens (210 anos)

Nascimento do maestro e compositor fluminense Rogério Duprat (90 anos) – cofundador do movimento Tropicália

Nascimento do compositor e guitarrista baiano Pepeu Gomes (70 anos)

Assinado o Tratado de Maastricht levando à criação da União Europeia (30 anos)

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas – instituído pela Lei No 11.696 de 12 de junho de 2008

Dia Nacional do Trabalhador Gráfico – data criada em 1923, em razão de uma greve praticada por profissionais gráficos, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos

Dia Nacional do Livro Didático

8

Morte do cantor e compositor mineiro Wando (10 anos)

9

Regime militar sanciona Lei da Imprensa (55 anos)

Dia do Frevo em Pernambuco

10

Morte do diplomata, advogado, geógrafo e historiador fluminense José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco (110 anos)

Fundação da Universidade de Caxias do Sul (55 anos)

11

Nascimento do historiador, geógrafo, escritor, filósofo, político e editor paulista Caio Prado Júnior (115 anos)

Morte da cantora e atriz norte-americana Whitney Houston (10 anos)

Nascimento do inventor e empresário estadunidense Thomas Alva Edison (175 anos)

Morte do médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista paulista Oswaldo Cruz (105 anos)

Realização da Semana de Arte Moderna, em São Paulo (100 anos)

Dia internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – data aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência

Fonte: Agencia Brasil

Itatiaia FM

× WhatsApp